Uma solução de ESG gratuita e de fácil implementação

O mundo está em constante adaptação, e nos últimos anos surgiu a necessidade das organizações não apenas serem economicamente sustentáveis, mas também responsáveis na sua relação com o meio-ambiente e com a sociedade, adotando práticas de governança, ecológicas e sociais.

Essa mudança de atitude está relacionada principalmente com o aumento da preocupação com a emissão de gases que provocam o efeito estufa, e que estão causando um aumento na temperatura média do planeta nas últimas décadas.

Nesse sentido, muitas empresas estão unificando departamentos de responsabilidade social, compliance, governança e sustentabilidade em novas unidades organizacionais denominadas ESG (Environmental, Social, Governance).

Mudar a maneira de uma organização trabalhar nem sempre é fácil. Muitas vezes os esforços para se transformar processos e uma cultura corporativa já estabelecida precisam ser gigantes.

Soluções ambientais que sejam de fácil implementação são bem-vindas nesses momentos, pois mostram de maneira eficiente e rápida que a empresa está alinhada com novas práticas.

Desde ações simples como economizar energia, água, implementar coletores recicláveis, entre outras ações já iniciam uma caminhada rumo a uma empresa de emissão zero de carbono, um sonho a ser alcançado.

Solução de ESG para seu mercado, shopping, comércio e escola: a Caixa do Bem

Nesse contexto o Exército de Salvação oferece uma solução simples, de fácil implementação e gratuita: as caixas coletoras de roupas.

Os resíduos têxteis são também, juntamente com os plásticos, potenciais problemas ecológicos.

Uma peça de roupa, ao ser fabricada, pode contribuir com até 25kg de CO2 lançados para a atmosfera. A indústria da moda busca maneiras de reduzir esse impacto, mas o reuso e a reciclagem ainda são as melhores maneiras de diminuir esse impacto.

Infelizmente muitas pessoas acabam descartando suas roupas usadas em lixos comuns, não sabendo que os tecidos também podem ser reaproveitados.

A Caixa do Bem do Exército de Salvação

O potencial ecológico e social da Caixa do Bem

As caixas coletoras do Exército de Salvação conseguem receber cerca de 200 quilos de roupas, e quando colocadas em locais de maior fluxo de pessoas conseguem gerar um bom impacto ambiental, liberando até 5.250 quilos de CO2 por semana. Esse impacto é registrado em relatórios mensais, e enviados para cada parceiro.

Além do impacto ecológico, podemos dizer que a caixa também traz um impacto social, uma vez que o reuso das roupas arrecadadas é incentivado pelos bazares beneficentes, onde as roupas são selecionadas e colocadas à venda em prol de uma causa social.

Todo o lucro da operação dos bazares é 100% revertido para as ações sociais do Exército de Salvação, que apoia milhares de pessoas em todo o Brasil com diversos projetos socioeducativos, que promovem e empoderam adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Onde a Caixa do Bem pode ser instalada

A Caixa do Bem foi pensada para ser instalada em locais que tenham um bom fluxo de pessoas, e que sejam locais públicos. Todos os locais são divulgados em nossa página e os doadores podem escolher onde ir para depositar suas doações.

Supermercados, shoppings centers, farmácias, mercadinhos, centros comerciais, escolas e faculdades, são locais que a Caixa do Bem normalmente tem um boa aceitação.

Locais fechados, como condomínios, escritórios, entre outros, tendem a ter uma maior adaptação com a caixa de papelão, que tem um impacto muito bom, e é específico para campanhas temporárias e focadas num determinado público alvo.

Quanto custa a Caixa do Bem – solução ESG gratuita

O Exército de Salvação não cobra mensalidade das empresas que queiram aderir à campanha, ou seja, não há custo algum para o parceiro. Apenas solicita que seja cedido um local de boa visibilidade, no tamanho de 1,20m x 1,20m, e que seja feito um compromisso de se manter a caixa no local por um período maior de tempo (pelo menos 1 ano), pois leva um tempo para os doadores começarem a levar as doações ao local.

As coletas nas caixas são feitas semanalmente ou quinzenalmente, dependendo do fluxo de doações.

A cada mês um relatório de impacto é enviado, com os resultados da arrecadação e um agradecimento.

Em que cidades a Caixa do Bem está sendo oferecida?

Estamos realizando a campanha nas regiões:

SP – São Paulo e região metropolitana, Santos e região
RJ – Rio de Janeiro e região metropolitana
PR – Curitiba e região metropolitana
RS – Porto Alegre e região metropolitana
DF – Brasília e região

Como pedir a Caixa do Bem?

Para solicitar a sua Caixa do Bem, entre em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 11 3238-4615 .

Veja nossa apresentação completa:


Abrir em nova janela