Desapego de Ano Novo: como organizar sua casa de forma sustentável

O ano já começou e você ainda não fez a faxina geral de casa? Roupas que não servem mais ou que você não usa, aquela poltrona que parece muito grande para o ambiente, os brinquedos que seu filho deixou de brincar ou aquela televisão que você deseja trocar. Enfim, são muitas coisas que só acumulam, e você sente a necessidade de retirá-las de circulação de forma correta, não é?

Vamos dar algumas dicas de como você pode se organizar para resolver isso e ainda ser uma casa sustentável:

Reaproveitar

Reformar, costurar ou customizar! Há várias formas de reaproveitar itens que muitas vezes parecem condenados pelo tempo ou por algum defeito que pode ser consertado e, depois, utilizado normalmente. Vários vídeos e conteúdos no YouTube mostram maneiras de reaproveitar esses itens, ou você pode procurar um comércio de reformas mais próximo de sua casa.

Reciclar

Após uma vistoria geral em casa, você percebeu que há itens que não podem ser reutilizados por ninguém, como, por exemplo, um armário danificado por cupins, sem possibilidade de conserto, ou uma camiseta toda rasgada. Esses itens podem ser levados a um Ecoponto ou a uma cooperativa de reciclagem de itens como roupas. Procure o local mais próximo de você na sua cidade, assim você será sustentável e destinará esses itens de maneira correta.

Repassar

Para aqueles itens que estão em bom estado, mas você sente que já não fazem parte da rotina da sua casa, como roupas, sapatos, brinquedos ou outros objetos, repassar é sempre uma boa solução! Você pode repassá-los para algum parente ou amigo interessado, ou até mesmo fazer uma boa ação, doando para ONGs com cunho social, como o Exército de Salvação, que arrecada doações para os seus bazares e faz a venda de móveis, brinquedos, livros, roupa usada , entre outros, assim, angariando fundos para projetos sociais no Brasil.

Agora sim, você pode iniciar sua faxina, liberar espaço e renovar suas energias para um 2025 incrível!