Exército de Salvação comemora 100 anos no Brasil

No ano de 2022 é comemorado o centenário do Exército de Salvação no Brasil! A instituição de grande nome já existe no mundo há 157 anos quando foi fundada na Inglaterra, em seu país de origem. Anos depois os primeiros missionários chegavam aos portos brasileiros para iniciar o trabalho em novo território.

Como tudo começou

1922 foi o ano registrado em que o Exército de Salvação, como igreja motivada em ajudar pessoas, por amor a Deus, “abriu fogo” nas regiões do Rio de Janeiro, o que foi rapidamente estendido nos anos seguintes no sudeste, sul, Distrito Federal, nordeste e norte do país. A missão sempre clara é também o lema da denominação: “Salvo para Servir”.

Com a assistência nas comunidades e apoio de autoridades locais, além da adesão de novos missionários envolvidos na causa, o Exército de Salvação cresceu e estabeleceu refúgios à muitas pessoas necessitadas. Abrigos, orfanatos, asilos, repúblicas, assistência social, apoio alimentar e moral, reinserção na sociedade, evangelismo, tudo com muito trabalho e muito amor.

O contexto

O modelo de sistema militar do Exército de Salvação se deve ao contexto em que foi criado. Em 1865, na era vitoriana, o país da Inglaterra se encontrava em tremenda miséria principalmente para a grande massa da população de classes mais baixas, o que os levava à situações de prostituição, exploração e muita fome. Diante da necessidade e sofrimento de tantas pessoas, William Booth, que viria ser o fundador de uma das maiores instituições de caridade do mundo, iniciou seu ministério em prol dos públicos menos favorecidos.

Juntando grande número de apoiadores, foi necessário escolher um nome oficial para o movimento, o qual foi chamado de Exército de voluntários, e em seguida, registrado como Exército de Salvação, uma vez que o objetivo primordial seria, não somente suprir as necessidades humanas, mas também trazer uma palavra de esperança e fé, a mensagem da salvação de Cristo Jesus.

Foi sua esposa, Catherine Booth, quem sugeriu que as roupas fossem todas uniformizadas. Dentre as justificativas plausíveis, uma delas seria que, em unidade, todos pudessem se igualar, sem distinção ou descriminação. O costume tradicional é adotado até hoje.

No calor e no ritmo brasileiro, a organização seguiu os costumes e valores propostos. A situação dos brasileiros nos anos 20 não era tão diferente da de Londres anos antes, e mesmo em uma cultura e língua diferentes, as dificuldades eram bem similares; necessidade de amor.

Atuações na sociedade: um legado de gerações e gerações.

O ardente desejo de tirar pessoas da total miséria, homens e mulheres das ruas, acolher o faminto, ajudar as viúvas, mostrar a cada mulher o seu valor, trazer a cada homem a sua honra, motivar jovens, crianças e idosos a viverem de maneira digna, e com isso, ajudar ainda mais pessoas nas mesmas diversas situações ainda é presente como essência do Exército de Salvação. E é com este objetivo que seguimos nossa missão hoje.

Ajudar demanda ajuda

A arrecadação é tão tradicional quanto a causa. Todos os esforços da instituição para prestar atendimento de maneira acessível àqueles que precisam, demandam apoio de outros colaboradores e simpatizantes da causa. Neste cenário entram os parceiros e doadores, que acreditam no trabalho do Exército de Salvação e o ajudam a ir ainda mais longe.

A comemoração do centenário

Para a ocasião de aniversário, foi realizado um congresso a nível nacional com a presença do presidente do Exército de Salvação, General Brian Peddle, e o presidente territorial do Brasil, Coronel Wilson Strasse. O evento comemorativo contou com centenas de “salvacionistas”, membros e parceiros da instituição.

Mais uma vez, 100 anos de história são 100 anos de lutas e de vitórias, de transformações, de conquistas, e de milhares e milhares de vidas mudadas! Não seria possível chegar até aqui sem o apoio de tantas pessoas, missionários, voluntários, membros, doadores, parceiros, profissionais das diversas áreas de atuação, pessoas que acreditaram na causa e “arregaçaram suas mangas” para apoiar o trabalho do Exército de Salvação. Parabéns a você que faz parte desta história!

Fontes: https://www.exercitodesalvacao.org.br/nossa-historia

https://story.salvationarmy.org

https://www.flickr.com/photos/exercitodesalvacaobr/albums/72177720303758450/page3