O que fazer com brinquedos usados?

Cresceu e perdeu o interesse? Está sem espaço no armário? Ganhou novos presentes? Saiba que o brinquedo usado do seu filho ainda pode fazer a alegria de alguém.

Você sabia que a maioria dos brinquedos não podem ser reciclados? Isso porque, geralmente, um brinquedo possui diversas peças de materiais diferentes, o que impede 100% do aproveitamento do material. Salvo, é claro, os brinquedos biodegradáveis, ou 100% do mesmo material (como plástico por exemplo).

Pensando nesta demanda, preparamos algumas dicas e respondemos dúvidas pra você saber o que fazer com seus brinquedos usados:

1. Doe!

Se o brinquedo estiver em bom estado de uso, doe! Ele ainda pode ser muito utilizado e fazer a alegria de outras crianças. O Exército de Salvação tem pontos de coleta para depositar doações. Confira os endereços mais próximos da sua casa clicando aqui.

2. Não consigo levar a um ponto de coleta.

Não tem problema! É possível solicitar uma coleta a domicílio! Se você reside na região de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro ou Porto Alegre você só precisa agendar no site ou por telefone, o serviço é gratuito. clique aqui para saber mais.

3. Estou em outro estado ou cidade

Você pode optar por entregar as doações diretamente a uma de nossas unidades de atendimento social. Clique aqui e veja endereços.

4. O brinquedo está com defeito mas ainda dá pra usar!

É possível verificar a possibilidade do conserto. Às vezes tem soluções simples que podem aumentar a vida útil do brinquedo. Caso não tenha conserto, mas ainda está com aspecto em perfeito estado e boas condições de uso, a doação também é válida!

5. O brinquedo quebrou e não tem mais como usar 🙁

Caso o brinquedo tenha elementos pontiagudos expostos, ou qualquer outra impossibilidade de reutilização, verifique o material do brinquedo e se é possível separar as peças, ou reciclá-lo por inteiro. Em último caso, descarte.

6. O brinquedo é antigo.

Antiguidades também são aceitas como doações e agregam valor aos Bazares Beneficentes, que é pra onde vão esses itens.

7. Pra onde vai o meu brinquedo doado?

As doações coletadas pelo Exército de Salvação são destinadas aos Bazares Beneficentes. Todo o dinheiro arrecadado em vendas desses itens são para manutenção de nossas unidades socias e apoio comunitário nas demandas específicas de cada público atendido. Além disso, os clientes do bazar têm a chance de adquirir bons produtos de maneira acessível.

Seja como for, o desapego além de solidário é saudável, libera um espaço na casa e deixa o coração quentinho. Esta pode ser uma prática frequente, já que também serve como uma forma de influenciar e introduzir as crianças a compartilhar e consumir de maneira mais consciente.

Para conhecer mais sobre o nosso trabalho, consultar relatórios e impacto social, visite nosso site institucional, clique aqui.