A Mulher e o Exército de Salvação

A missão nacional e internacional do Exército de Salvação incluem a posição de serviço sem discriminação, o que reflete em sua história, no objetivo o qual foi fundado. Muitas mulheres tiveram papéis importantes no histórico da instituição, e continuam tendo participação relevante nas diversas iniciativas beneficentes.

A começar de onde tudo começou: a co-fundadora do Exército de Salvação Catherine Booth, esposa de William, foi a primeira mulher a pregar em público para homens e mulheres, quando a igreja ainda refutava tais posições e atividades religiosas para mulheres. A partir daí, a denominação, que já quebrava os padrões recebendo pessoas fora dos conceitos “aceitáveis” em reuniões religiosas na época, continuava a ultrapassar limitações dentro de suas igrejas.

O movimento e a causa do Exército de Salvação começou a se espalhar pelo mundo, com o apoio de diversos missionários, dentre eles, mulheres que iam para países e culturas desconhecidas com o único objetivo de tornar o evangelho conhecido naquele lugar. Muitas representantes “salvacionistas” também se envolviam com as discussões governamentais, com a ONU e outras iniciativas em prol dos direitos humanos, justiça social, além de inúmeras iniciativas em proteção e fortalecimento das mulheres.

Um exemplo disso, aqui no Brasil, foi o trabalho de Helene Londahl, que ajudou muitas mulheres em situação de prostituição, pobreza e miséria, mães desabrigadas, a terem vidas dignas e restabelecerem seu físico, emocional e espiritual. Trabalho que permanece rendendo frutos até os dias atuais.

O trabalho do Exército de Salvação continua promovendo iniciativas, acolhendo mulheres em vulnerabilidade, oferecendo ensino, cursos de capacitação, e motivando o sustento de milhares de mulheres ao redor do mundo. Aqui em território nacional, as mulheres que administram as unidades sociais, igrejas de atendimento comunitário, líderes de departamento, representantes legais, voluntárias, dentre tantas outras posições, são um exemplo para muitos outros, dando sua contribuição diariamente à pessoas necessitadas, por amor.

No Programa de Coletas e Bazares Beneficentes, que é um braço do trabalho social da instituição no Brasil, também contamos com centenas de colaboradoras que fazem a diferença! Os cargos de gerência são compostos em sua maioria por representantes femininas que, com muita excelência, fazem com que todo o sistema de atendimento, coletas e distribuição se torne um serviço de qualidade e respeito.

O Exército de Salvação se orgulha das representações femininas em sua historia, nas inúmeras atuações em prol do necessitado, e aquelas que continuam a fazer história hoje, oferecendo o seu melhor dia após dia.