Conheça a história de Helene Londahl, uma mulher que lutou pelo bem em favor de outras mulheres

Em 1936, Helene Londahl norueguesa de 33 anos e missionária no Exército de Salvação no Brasil, estava nas ruas de São Paulo vendendo o Brado de Guerra (jornal evangelístico e informativo ofertado em apoio à missão), quando se deparou com uma triste realidade: mulheres em prostituição.

Entendendo a necessidade e posição social em que estas mulheres se encontravam, Helene preparou uma estratégia de abordagem para acolher as moças convidando-as para uma ceia de natal, e para isso, contou com a ajuda de Maria Josefina Anderson, brasileira de 21 anos, também missionária no Exército de Salvação.

Das 300 convidadas apenas 4 compareceram ao evento. Mas isso não as desanimou. Continuaram o projeto de acolhimento, até que em 1938 foi oficialmente aberto o “Lar das Moças”, um lugar que abrigava mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em 20 anos de portas abertas, cerca de 1.300 mulheres foram atendidas pelo projeto, recebendo apoio em todos os âmbitos e necessidades apresentadas. Além disso, a missionária também lutou por leis que favorecessem o afastamento das mulheres da prostituição e o acolhimento das que precisavam de abrigo.

Tempos depois, o projeto foi renomeado como ” Rancho do Senhor”, onde atualmente atende mães solteiras e adolescentes com foco na conscientização e educação sexual além de prevenção à violência doméstica, dentre outas situações de risco. O projeto também auxilia de maneira física, psicológica e espiritual cada uma das assistidas, de acordo com a sua necessidade.

floreser1.jpg

Até hoje, a iniciativa compassiva de Helene segue assistindo mulheres, sem discriminação.

Os esforços de Helene foram reconhecidos pela Esso Brasileira de Petróleo que a entregou uma Medalha de Honra, assim como o Rei Olavo V, da Noruega, que também a reconheceu com a Medalha de Santo Olavo. Seu nome foi dado a uma rua no bairro da Sáude (São Paulo), em homenagem ao seu relevante trabalho na comunidade.

Mulheres como Helene estão lutando até hoje pela dignidade e amor que todas as mulheres, independente de raça, religião, nacionalidade e posição social, merecem. Missionárias do Exército de Salvação, soldadas à luta contra o mal. Voluntárias e contribuintes que fazem com que cada ajuda se torne possível. Mulheres que são resgatadas de situações injustas e ameaçadoras, rotuladas e marginalizadas pela sociedade. Mulheres que lutam pelo bem, e que querem o bem de outras mulheres, assim como todo o ser humano, pela constituição, deveria usufruir por direito.

Homenageamos hoje todas as mulheres que, assim como Helene, têm se esforçado para promover a justiça, a igualdade e a liberdade de todas as mulheres por amor a Deus e a cada uma destas.

Para saber mais sobre o projeto Rancho do Senhor clique aqui.

Fontes: https://www.maosdadas.ong.br/helene-londahl-uma-mulher-na-rua-timbiras/

http://paulofranke.blogspot.com/2021/09/sexta-feira-um-poema-que-escrevi-sobre.html

https://www.exercitodesalvacao.org.br/projeto-floreser