ONU designa o Exército de Salvação para assistir 20.000 haitianos

O Exército de Salvação está cuidando de 20.000 que residem provisoriamente em barracas construídas num campo de futebol (Foto: Jeremy Watt)
O Exército de Salvação está cuidando de 20.000 que residem provisoriamente em barracas construídas num campo de futebol (Foto: Jeremy Watt)

A Organização das Nações Unidas designou o Exército da Salvação como a instituição principal responsável pelo atendimento a 20.000 pessoas desabrigadas pelo tremor de terra no Haiti. Os sobreviventes construíram barracas em um estádio de futebol e em uma praça ao lado da unidade principal do Exército de Salvação em Port-au-Prince.
Com isso, o Exército da Salvação assume a responsabilidade de abrigar as pessoas em unidades de habitação familiar dentro das normas da ONU e também está fornecendo água potável, remédios, suprimentos básicos de saúde, higiene e saneamento. Em cooperação com as Nações Unidas para o Programa Mundial de Alimentos, a organização também vai distribuir, de forma segura, alimento para aqueles dentro do seu cuidado.
O Exército de Salvação continua a prestar socorro e dar suprimentos a milhares de haitianos. Mais do que 350.000 refeições, 18.000 litros de água, centenas de barracas, artigos de bebê e suprimentos médicos foram entregues. Além disso, mais de 1.200 pessoas receberam assistência médica e a organização tem re-inaugurado uma escola para crianças de 3 a 6, em um local provisório no complexo principal.
“As dependências do Exército da Salvação viraram lares para milhares de famílias”, disse Brian Burditt, diretor de Missão Mundial. “Será a nossa responsabilidade cuidar dessas famílias e fazer o máximo para apoiá-las como alívio e continua como a reconstrução começa”.
O Exército de Salvação atua no Haiti desde 1950 e seus membros, que foram afetados pelo terremoto, estão agora trabalhando para ajudar os necessitados. A instituição opera três centros médicos, escolas que servem pelo menos 10.000 crianças, programas de alimentação, lares para crianças e atividades relacionadas com a igreja no país.