Você sabe quando e por que o dia 8 de março passou a ser o Dia Internacional da Mulher?

Quando e por quê?

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem uma história marcada por lutas sociais e conquistas de direitos. A data remonta a 1910, quando a socialista Clara Zetkin sugeriu, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, que fosse criado um dia anual de mobilização para a luta das mulheres por seus direitos. A ideia era ter um dia específico para chamar atenção para as questões das mulheres, como o direito ao voto, à educação e ao trabalho, além de combater as desigualdades de gênero.

A data mais conhecida e que marcou a origem do 8 de março como Dia Internacional da Mulher está relacionada a um incêndio ocorrido em 25 de março de 1911, em Nova York, na fábrica Triangle Shirtwaist. Nesse incêndio, muitas mulheres trabalhadoras morreram porque estavam trancadas dentro do edifício, e isso expôs as condições precárias de trabalho e a exploração das mulheres nas fábricas. Embora o dia 8 de março não seja diretamente relacionado a esse evento, ele simboliza uma série de tragédias e lutas que culminaram na luta das mulheres por mais direitos e dignidade.

O dia 8 de março foi oficialmente reconhecido como o Dia Internacional da Mulher em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando a importância da data para a luta pelos direitos das mulheres em diversas partes do mundo.

Então, o 8 de março tornou-se um dia não apenas para lembrar eventos históricos, mas também para continuar a luta por igualdade e justiça social para as mulheres em todo o mundo.

A cofundadora do Exército de Salvação foi uma mulher

Catherine Booth (1829-1890) foi uma mulher inspiradora e cofundadora do Exército de Salvação, junto com seu marido, William Booth. Nascida na Inglaterra, ela enfrentou dificuldades financeiras e problemas de saúde durante a infância. Apesar disso, Catherine se destacou por sua coragem e pelo ativismo, sempre lutando pelos direitos das mulheres e pelos mais pobres.

Em 1865, ela e William fundaram o Exército de Salvação, uma organização cristã focada em ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo apoio social, religioso e humanitário. Catherine teve um papel fundamental na criação da missão e dos ensinamentos do Exército. Ela foi uma pregadora poderosa e uma grande defensora dos direitos das mulheres, incluindo a igualdade nas igrejas.

Além disso, Catherine foi pioneira na luta contra o alcoolismo e nas melhorias das condições de vida das pessoas pobres. Seu trabalho fez uma grande diferença na sociedade da época, e até hoje seu legado de ajudar os necessitados e sua contribuição para o Exército de Salvação são lembrados com respeito.

Mulheres do Salvashopping

Hoje em dia, a instituição Exército de Salvação conta com um grande número de mulheres na equipe de colaboradores no Salvashopping, maior até que o número de colaboradores homens. Quase todos os departamentos contam com muitas mulheres iluminadas por Deus, que desempenham seus cargos com muita dedicação todos os dias, muitas delas são líderes de seus setores.

Essas mulheres ajudam o Salvashopping a estar sempre ativo, agendando coletas de doações, auxiliando os motoristas dos caminhões que estão nas ruas coletando doações e ajudam também atuando nos bazares que funcionam de segunda a sábado.

São dos bazares que vem os recursos para que a instituição possa manter os projetos sociais que ajudam a tantas pessoas necessitadas.

Queremos hoje homenagear e agradecer a todas as mulheres que colaboram com essa causa todos os dias, trabalhando com muito amor e carinho, sabendo que seu trabalho torna o dia de alguém melhor.

Feliz Dia das Mulheres para essas guerreiras, que, faça sol ou faça chuva, estão sempre engajadas, arregaçando as mangas e dando o seu melhor todos os dias em prol de um bem maior. E sem essas mulheres incríveis e maravilhosas o Salvashopping não seria o mesmo pois cada uma trás a sua forma de ser especial para somar com missão da instituição.