Strawberry Fields abre os portões!

Strawberry Fields Forever é o título da canção icônica de John Lennon lançada em 1967 pelos Beattles. A história por trás da letra refere-se a propriedade que pertence ao Exército de Salvação desde 1935 onde abrigou centenas de crianças em extrema vulnerabilidade por 70 anos.

John Lennon e sua tia Julia

Em sua infância, John Lennon pulava o muro que separava o terreno da casa de sua tia em Liverpool dos jardins de Strawberry Fields para brincar ou passar um tempo. E desse modo, Strawberry Fields se tornou um lugar de muito significado para o artista, fazendo parte de sua história.

Após o encerramento das atividades em 2005 discutiu-se reabrir o local com novas propostas de ações, a possibilidade de ser aberto ao público e homenagear o cantor e compositor. Mesmo fechado, os portões vermelhos de Strawberry Fields recebiam cerca de 60 mil turistas por ano, segundo a BBC. Desde então, os planos cresceram e a reforma foi marcada oficialmente para o ano de 2018.

No dia 14 de Setembro de 2019 Strawberry Fields reabriu seus portões oferecendo lazer e turismo. A nova estrutura conta com um prédio moderno, amplo jardim, café, loja, e um centro voltado para atendimento a adultos com dificuldade de aprendizado. Parte do valor do ingresso será revertido para este projeto.

Novo prédio de Strawberry Fields em Liverpool, Inglaterra.
Exposição em homenagem ao Beattle assassinado em 1980.

Além dos jardins, os visitantes podem ver uma exposição da história do local e sua conexão com John Lennon. O museu de Graceland, em Memphis, emprestou objetos para a atração. O manuscrito de uma música inacabada e um mellotron virtual estão entre as exposições.

As crianças que visitarem o local poderão plantar morangos e em breve o terreno, que apesar do título não apresenta históricos de produção da fruta, poderá fazer jus ao nome.

“John Lennon encontrou refúgio aqui quando criança e é exatamente isso que queremos oferecer abrindo os portões de Strawberry Field para sempre.”

Anthony Cotterill, oficial do Exército de Salvação, responsável pela administração do terreno.
Oficiais do Exército de Salvação e Julia Baird.

“Fiquei realmente impressionada. Agora há um enorme potencial para fazer uma mudança real na vida dos jovens que crescerão no solo precioso de Strawberry Field.”

Julia Baird, irmã de John Lennon.

Para saber mais entre no site oficial