Conferência estratégica em favor do Haiti planeja apoio a longo prazo

Os delegados do Exército de Salvação reunido em favor do Haiti

Recomendações provenientes de uma conferência estratégica internacional em favor do Haiti, realizada em Londres, confirma que o Exército de Salvação estará envolvido na reconstrução do Haiti muito além das dificuldades instauradas após a situação emergencial provocada pelo terremoto que atingiu o país em janeiro.

A conferência teve a participação de uma delegação do Território do Caribe do Exército de Salvação, representantes de outros dez territórios envolvidos no socorro e processo de reconstrução e de membros da sede internacional do Exército de Salvação.

Bem como se comprometer com a ajuda de emergência em curso, que chega a U$ 500.000 por mês, os delegados da conferência ofereceram financiamento para projetos de construção que custam milhões de dólares e que poderão levar mais de cinco anos para serem concluídos. Apesar das generosas ofertas muitos mais dinheiro será necessário para completar tudo o que precisa e o aumento das parcerias com doadores que não são do Exército de Salvação fará parte do processo.

O Exército de Salvação em Porto Príncipe oferece serviços essenciais a uma das áreas mais pobres no Haiti e delegados da conferência expressaram fortemente sua convicção de que as instalações do Exército da Salvação precisam ser reconstruídas o mais rápido possível.

A maioria dos edifícios, tanto do Exército de Salvação quanto da cidade, foram tão danificados que terão que ser demolidos. A estimativa é que levará cerca de um ano só para remover os escombros, sendo que há ainda muitos corpos sob eles.

Durante os próximos meses, a prioridade será a transição para os projetos a longo prazo, enquanto o serviço de emergência continua o trabalho imediato. Ao discutir o que precisa ser feito os delegados se dividiram em três grupos, abrangendo a fase emergencial, projetos comunitários e de desenvolvimento e perspectivas de infra-estrutura. São nesses três eixos que o Exército de Salvação continuará a trabalhar no Haiti.