Em Obras! Primeira etapa do projeto grandioso de Strawberry Field iniciou essa semana.

Foto retirada do site oficial Strawberry Fields Liverpool

A demolição e implantação do projeto do Exército de Salvação no icônico “Strawberry Field” tiveram início essa semana. Residentes dos entornos, interessados e patrocinadores do projeto puderam pela primeira vez depois de muito tempo, adentrar o local, famoso por seu portão vermelho.

Os prédios que o local abrigava foram construídos em 1970, depois de um grande incêndio que levou à demolição do casarão Vitoriano. Estão sendo demolidos sob a perspectiva do Exército de Salvação Internacional, afim de criar um centro de treinamento e capacitação para jovens com dificuldades de aprendizado e também um espaço onde fãs poderão descobrir a relação íntima de John Lennon com o local e também a busca pela espiritualidade e contato interior.

O Major Drew McCombe, Líder da Divisional da Asa Norte do território britânico reforçou a importância do Strawberry Field: “Queremos proporcionar aos moradores locais, os quais sempre se mostraram grande entusiastas e apoiadores um espaço que permita a exploração interior. Temos ciência de sua importância e sabemos que poucas pessoas conseguiram adentrar além dos portões vermelhos. Em consonância com isso, é parte de nossa missão como Exército de Salvação estar presente onde há necessidade e como Strawberry Field sofreu modificações ao longo do tempo, ter feito parte de seu legado e continuar a fazer é motivo de grande orgulho. Queremos oferecer o projeto não somente para fãs dos meninos de Liverpool (The Beatles) mas também transformá-lo e reinaugurá-lo para desenvolver potenciais humanos na Asa Norte.”

Doado ao Exército de Salvação o Strawberry Field funcionou como lar para crianças em situações de extrema vulnerabilidade, entre os anos de 1936 até 2005 quando encerrou suas atividades. Diz-se que o lugar inspirou a canção “Strawberry Fields Forever”, uma das músicas de maior sucesso dos Beatles. Enquanto criança, residente bem próximo do lar, Lennon costumava brincar em seus gramados com as crianças que lá viviam. Também costumava frequentar as festas de verão e escutar à banda do Exército de Salvação. Lennon manteve seu suporte ao Exército de Salvação durante sua vida toda, com interesse particular no Strawberry Field.

 

Em novembro de 2017 uma Campanha foi lançada para arrecadar fundos para o projeto. Para saber mais sobre o projeto e sua proposta no site oficial clique aqui.