Como doar utensílios de plástico?

Utensílios plásticos como os famosos “potinhos”, colheres de silicone, forminhas de gelo, copos e garrafas de suco fazem parte da rotina de praticamente todas as casas — sejam de famílias numerosas ou de quem mora sozinho. Versáteis, eles são usados para armazenar alimentos e auxiliar nas tarefas do dia a dia na cozinha.

Com o tempo, porém, esses itens vão se acumulando nos armários e gavetas. Ficam sem tampa, deformam, saem de moda ou simplesmente são substituídos por novos. E aí surge a dúvida: para onde vão todos esses plásticos? Será que estão sendo descartados da maneira correta, sem prejudicar o meio ambiente?

A forma como a gente se desfaz desses objetos faz toda a diferença. Por isso, vale conferir algumas dicas para descartar seus “potinhos” de maneira mais consciente e sustentável:

  • Repassar para sua família ou alguém que se interesse por algo que ainda não tem ou precisa.
  • Jogar em uma lixeira específica para plásticos caso o objeto não tenha mais condições de uso.
  • Reciclar, utilizando para outro fim, como um potinho mais velhinho pode virar um vasinho de planta ou um porta-canetas, você pode estilizar também se quiser.
  • Doar para instituições que dão algum destino a esses itens , como o Exército de Salvação que vende itens em bom estado em seus bazares e todo lucro arrecadado se transforma em apoio à pessoas em vulnerabilidade atendidas em projetos sociais.

O importante é não jogar em vias públicas , rios, área de mata ou outros lugares que não sejam próprios para descarte de plásticos.