Faxina do fim de ano : doação de GELADEIRA
O fim do ano está chegando e, com ele, surge aquela vontade de deixar tudo preparado, limpo e organizado para começar o próximo ciclo da melhor forma, não é mesmo? Além disso, é comum que, de tempos em tempos, as pessoas decidam trocar alguns itens da casa — especialmente roupas, móveis e eletrodomésticos. Entre esses itens, a geladeira costuma aparecer com frequência na lista de substituições, seja por necessidade, por interesse em um novo modelo ou marca, ou simplesmente porque deixou de funcionar.
Mas, após a decisão de substituir a geladeira, para onde esse item é destinado?

O destino dos itens que não queremos mais é muito importante, pois segundo uma matéria da CNN em 2024 é dito que: “Menos de um quarto do e-lixo (lixo eletrônico) (22,3%) produzido em 2022 foi documentado como coletado e reciclado, segundo o relatório” e ainda diz: “A maioria acaba em aterros sanitários ou faz parte de sistemas informais de reciclagem, onde os riscos de poluição e impactos prejudiciais à saúde são altos” ou seja, há uma forte necessidade de conscientização das pessoas em relação ao lixo eletrônico e outros e tudo pode começar em casa, como no descarte da geladeira, você pode:
- Levar o item a um Ecoponto próximo da sua cidade. Verifique se existe algum programa de reciclagem séria que receba esse e outros materiais.
- Informe-se também se o fabricante da geladeira possui algum programa interno de reciclagem.
- E Doar, que é uma excelente solução — além de correta, e solidária, ajuda muitas pessoas que precisam. Você pode doar para alguém em situação de necessidade ou para alguma instituição séria que destine o item de maneira a apoiar famílias e pessoas em vulnerabilidade social.

O Exército de Salvação é uma ONG reconhecida, que recolhe doações de forma gratuita e apoia projetos sociais por meio da venda desses itens em seus bazares beneficentes.
