Programa de Bazares – 20 anos

DO INÍCIO

13 de Setembro de 2000. Pessoas se aglomeram em frente a um galpão recém reformado na Avenida Santa Catarina, em São Paulo. Era uma quarta-feira, final do inverno daquele ano.

Há uma expectativa no ar. A iniciativa de trabalhar com lojas beneficentes já havia sido tentada em menor escala por pequenas unidades do Exército de Salvação. Apesar de ser uma experiência bem sucedida em outros países, seria a primeira vez que um programa estruturado seria tentado no Brasil.

A esperança era que o novo projeto ajudasse a sustentar as obras sociais do Exército de Salvação que, como toda organização filantrópica brasileira, lutava para levantar recursos para o seu sustento.

A palavra “Salvashopping” se tornou um apelido interno carinhoso para o braço do Exército de Salvação que passava a cuidar exclusivamente das Lojas Beneficentes.

E essa seria, definitivamente, uma loja diferente. Uma loja do “bom, bonito e barato”, onde “todo dia haveria coisa diferente”, mas ao mesmo tempo que serviria a um nobre propósito: ajudar a outros.

O modelo de negócio era simples, embora de difícil implementação: retirar doações nas casas das pessoas, revendê-las a um bom preço e enviar o lucro para sustento do trabalho beneficente.

Na prática era necessário: comunicar o novo serviço, preparar a área de logística, abrir um novo ponto de venda, criar um sistema de precificação e revenda, criar controles, pagar as contas e ainda gerar um resultado para o apoio da missão. Tudo isso com uma equipe pequena e inexperiente.

Mesmo assim todos estavam bastante animados. Nenhum desafio inicial fez a pequena equipe de 7 funcionários e 2 oficiais esmorecer.

A inauguração de Setembro de 2000 foi um sucesso, mas apenas um primeiro passo de uma história que hoje completa 20 anos.

COMUNICAR E CRESCER

Nos primeiros anos de existência do programa de bazares era necessário já colher frutos e, ao mesmo tempo, preparar o terreno para o crescimento.

O trabalho era árduo e o número de funcionários envolvidos precisava ser cada vez maior.

Motoristas, ajudantes, classificadores, vendedores, operadores de caixa, assistentes de finanças e recursos humanos, assistentes administrativos, operadores de telemarketing, gerentes, entre outros. Todas as funções eram importantes para o projeto, e ao longo dos anos centenas de funcionários deixaram a sua marca na história da instituição.

Em 2007 o primeiro site do programa de bazares foi lançado, inaugurando a era digital e iniciando uma importante trajetória na internet.

Da mesma forma ações de marketing começaram a ser utilizadas para amplificar uma única mensagem: “Retiramos Doações”. Outdoors, frontlights, paineis no metrô, spots no rádio e na TV, e até propaganda em caixa de pizza. Tudo poderia virar uma “arma” para propagar a famosa frase.

RUMO AO DESENVOLVIMENTO

Ao longo dos anos seguintes o Salvashopping encontrou um caminho de crescimento sustentável e contínuo.

Da mesma forma o ponto de venda na Av Santa Catarina tornou-se uma referência na região, recebendo visitantes de toda a cidade, que se aglomeravam na porta todos os dias disputando os produtos recém chegados ao bazar.

Em consequência, foram inauguradas novas lojas na Avenida Cupecê (2006) e na Avenida Belmira Marin (2009), e expansões da área de coleta foram iniciadas no Rio de Janeiro (2007), Campinas (2011), São José dos Campos (2012) e Curitiba (2013).

Era necessário contratar mais pessoas, aumentar a frota de caminhões, inaugurar novas lojas, aumentar o tamanho dos galpões, reinvestindo no negócio e preparando-o para um crescimento ainda maior.

UMA NOVA CASA

Diversos fatores levaram a direção do Salvashopping, em 2014, a procurar um novo local para o galpão e escritórios: uma parceria inédita com o Território Oeste do Exército de Salvação nos EUA trazia uma nova perspectiva e potencial de crescimento. Além disso, um incêndio ocorrido em Janeiro de 2014 havia destruído o primeiro galpão, nos fundos da loja da Av Sta Catarina, acelerando o processo de mudança.

Por 1 ano um local temporário foi ocupado na Rua Alba e, em seguida, a mudança para São Bernardo do Campo foi iniciada.

Entre 2014 e 2017 foram inauguradas 5 novas lojas: Diadema, São Bernardo, Santo André, São Mateus, Suzano e Mauá. Além disso, o novo galpão contava com um novo espaço para venda de sucata e ampliação da venda de recicláveis.

Em 2018 o desafio de uma nova mudança de galpão trouxe amadurecimento e experiência para a equipe, preparando o terreno para novas mudanças e ampliações.

PRÓXIMOS 20 ANOS

Ao longo de 20 anos alguns números do Salvashopping dão uma ideia da relevância do programa atualmente:

230 funcionários, 80.000 doadores anuais, 25.000 clientes mensais, 8 bazares beneficentes, 3 centros logísticos, 33 caminhões, 580 ligações diárias e 1.200 acessos diários ao site.

Há muito o que comemorar, apesar dos desafios da pandemia global de 2020. Olhar para o passado nos ajuda a perceber o quanto, ao longo do caminho, aprendemos e amadurecemos.

Que os próximos 20 anos sejam de crescimento e de colheita de muitos frutos, com o fim de proporcionar ajuda para muitas pessoas e estender, assim, o Reino de Deus.

Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;
de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.
1 Coríntios 3:6,7

Texto e Pesquisa: Tiago Mendes
Imagens: Exército de Salvação – Salvashopping