Programa de Bazares 20 Anos – Depoimento do Coronel John Jones

O Tte-Coronel John Jones aceitou falar com exclusividade ao Blog do Exército de Salvação, lembrando alguns fatos históricos relativos à abertura do Programa de Bazares Beneficentes, no ano 2000.

Confira abaixo o depoimento do Tte-Coronel Jones:

“Estou contente poder participar do evento comemorando 20 anos desde a inauguração do primeiro Salvashopping.

Durante anos havia no Território a ideia de criar um trabalho como os chamados ‘Thrift Stores’ (Bazar de Usados) como acontece em outros territórios.

Para dar seguimento a esse desejo decidimos chamar um oficial dos Estados Unidos para fazer um pequisa e nos indicar como poderíamos iniciar tal trabalho.

Na epoca o Coronel Gruer era o Chefe Territorial e eu, seu Secretario em Chefe. O oficial veio e, durante alguns dias fez a sua pequisa. Ao terminar ele foi convidado para conversar com o Conselho de Finanças sobre suas conclusões.

Ele falou que seria possível iniciar, sim. Ficamos contentes. Então ele disse que iria custar dois milhões de dólares para poder começar de forma viável! Essa bomba nos deixou desanimados, e foi decidido não ir para a frente com esse propósito.

Passaram algumas meses e eu me tornei Chefe no lugar do Coronel Gruer. Após algum tempo convidamos o Major David Waite para o Território do Brasil. Ele foi nomeado Secretario da Obra Social e pedimos que ele tentasse iniciar a obra desejada.

Porém, ele passou essa responsabilidade para o Major Dirceu Lemos, seu sub-secretario da Obra Social, e o Major Dirceu iniciou suas pesquisas.

Após algum tempo ele veio com as suas propostas, os quais foram levadas ao Conselho de Finanças. O Major indicou que alugássemos um galpão grande para ser o local do Salvashopping (o nome foi dado por ele!).

E poderíamos alugar esse local por – se eu me lembro corretamente – R$ 4.000 por mês!

Mais um susto. A maior parte dos membros do conselho acharam que essa soma estaria bem além das nossas possibilidades. Decidimos chamar o Major para expor suas ideias. Ele veio, e explicou que não adiantava iniciar de forma pequena, pois isso daria poucos resultados.

Ele falou que tinha achado o dito galpão e que o preço foi razoável pelas seguintes razões: ficava num lugar onde passava muita gente para fazer compras; o espaço daria condições para expor os itens bem; e as pessoas entrando iriam ver que esse lugar não era simplesmente uma pequena loja de roupas, mas algo bem maior, que valeria sua frequência.

Ouvindo suas explicações ficamos convencidos. O Major tinha razão. Mas agora veio mais uma bomba: ‘Eu vou precisar de um veículo’ disse o Major Dirceu. E não somente um pequeno veiculo, mas algo como um pequeno caminhão! E ele já sabia o preço!

Eu acho que só com a ajuda de Deus, ele conseguiu que aceitássemos suas propostas.

O resto é historia. No dia quando eu fiz a cerimônia de inauguração o galpão estava cheio de tantas roupas, equipamentos, artigos e aparelhos de todo tipo; alguns itens com preços bem elevados!

Ao concluir, quero dar meus sinceros parabéns ao Major Dirceu pelo ótimo trabalho que ele começou, e dirigiu durante anos. Trabalho que vai crescendo cada vez mais. E com o crescimento da Salvashopping veio o crescimento de fundos para o financiamento da obra salvacionista no Brasil.

De verdade, o Major foi usado por Deus a fim de fazer um trabalho maravilhoso para o Reino de Deus no Brasil. De todo o coração eu acredito que ninguém, do Brasil ou de outro Território, poderia ter feito um trabalho tão espetacular e de tanto valor. Confesso que admiro o Major por tudo que fez, e está fazendo. Mando abraços calorosos para meu cadete na época e agora meu amigo e colega de grande valor. Todo o Território do Brasil lhe deve respeito, admiração e carinho.

E eu não posso deixar de frisar que, muito do que o Major fez, não teria sido possível sem a ajuda e apoio constante da Major Elisana.

Ele tinha seu próprio trabalho, mas muito que foi conseguido pelo Major foi por causa desta ajuda indispensável dada por sua querida esposa. Envio um caloroso abraco para ela com meus profundos agradecimentos pelo grande trabalho que ela fez junto com o Major.

Que Deus os abençoe cada vez mais!

John Jones – Coronel”