Exército de Salvação preparado para ajudar nas Filipinas

filipinas-tufao

As equipes do Exército de Salvação nas Filipinas estão se preparando para prover assistência a milhares de pessoas afetadas pelo Tufão Haiyan (também conhecido como Tufão Yolanda).

Mais de 10.000 pessoas podem ter perdido suas vidas no desastre, e centenas de milhares estão desabrigadas, sem acesso à água e energia.

As áreas mais afetadas estão isoladas, e muitas comunidades estão incomunicáveis com o restante do pais, o que torna ainda mais difícil se ter uma ideia clara de exatamente onde a necessidade é maior.

O Tenente-Coronel Bob Lee (Secretário em Chefe do Exército de Salvação nas Filipinas) diz que levará mais de uma semana para determinar a extensão completa do desastre. “O governo e as agências não-governamentais estão lutando para que as rodovias sejam acessíveis novamente,  para que os suprimentos de resgate possam alcançar as sobreviventes e que os cuidados médicos cheguem aos feridos e doentes. Há também a possibilidade de um aumento no número de doenças.”, diz o coronel.

O Chefe Territorial do Exército de Salvação nas Filipinas, Wayne Maxwell, diz: “Nós estamos pedindo uma ajuda de U$100.000 em suprimentos para apoiar as pessoas de Tacloban … A realidade para nós é que a necessidade é muito grande, e nós queremos dar uma resposta significativa (…). A tarefa é imensa, e nossos recursos extremamente limitados.  Encorajamos todo o apoio em oração para todos aqueles que foram devastados por essa calamidade.”

Doações para apoiar o trabalho do Exército de Salvação nas Filipinas podem ser feitas pelo site secure.salvationarmy.org .

Fonte: http://www.salvationarmy.org/ihq/news/inr111113b
Tradução e adaptação: Tiago Mendes