Por que Doar?

A maioria das pessoas não tem o hábito de doar roupas ou outros objetos. Muitas nem sequer pensam nessa possibilidade quando vêem suas casas sem espaço, ou o guarda-roupa precisando de renovação.

Outras, entretanto, fazem da doação um hábito. Sempre que podem fazem questão de separar diversos itens e encaminhá-los a diversas entidades que recebem doações, entre elas o Exército de Salvação.

Para aquelas que têm dúvidas, aí vão alguns bons motivos para doar roupas e outros objetos:

  1. Doar libera espaço útil. Uma boa limpa no guarda-roupa pode desocupar até 80% do espaço, que pode ser usado para outro fim. O mesmo vale para móveis e eletrodomésticos “parados” em nossas casas.
  2. Doar traz renovação. Substituir móveis, roupas e outros objetos traz um aspecto de renovação para a casa e, conseqüentemente, aumenta nosso bem-estar.
  3. Doar traz um sentimento de satisfação. As pessoas se sentem bem após realizarem uma doação. Um sentimento de satisfação e realização é sentido por aqueles que se dispõe a ajudar outros.
  4. Doar evita problemas. Muitas vezes vendemos objetos para conhecidos ou familiares, mas essa negociação, se não for bem feita, pode gerar problemas como falta de pagamento, desencontros, entre outros. A doação evita tudo isso.
  5. Doar é ecologicamente correto. Quando doamos um item evitamos que ele seja descartado em algum lugar que prejudique o meio-ambiente, como as ruas da cidade, córregos, rios, e matas. Além disso ajuda a difundir a idéia do reuso.
  6. Doar alimenta o mercado de “segunda mão”. O mercado de usados cresce a cada dia no Brasil, e beneficia pessoas que não tem condições de comprar produtos novos. Esse mercado é considerado ecológico, pois evita que novos produtos precisem ser fabricados, preservando matéria-prima.
  7. Doar beneficia outros. No caso do Exército de Salvação, toda doação é destinada a bazares beneficentes e o resultado das vendas é revertido para a obra social no Brasil. O doador tem a certeza de que sua doação vai beneficiar outros.

Então, aproveite a oportunidade e agende uma doação de objetos agora mesmo!