Você Sabia? O Exército de Salvação já apareceu em mais de 140 filmes.

O Exército de Salvação já apareceu em mais de 140 filmes, ou como tema principal do enredo ou então participando de uma ou mais cenas.

No filme “A Bela de Nova Iorque” (The Belle of New York), a personagem principal do filme – Violet – não correspondendo ao amor do jovem  Jack (que era filho do principal inimigo do pai de Violet), resolve entrar para o Exército de Salvação em Nova Iorque, se tornando uma enfermeira voluntária. No decorrer da narrativa, o pai de Jack – que havia arruinado a vida do pai de Violet – encontra o perdão da jovem moça.

Em filmes com temas natalinos o Exército de Salvação também está sempre aparecendo, como no caso de “Uma História de Natal”, onde uma banda da organização aparece tocando a música “Santa Claus is Coming to Town” em uma das cenas.

Sucessos de bilheteria como “King Kong” e “Titanic” também trazem o Exército de Salvação em algumas cenas. No primeiro, um grupo de voluntários da instituição aparece distribuindo sopa para pessoas afetadas pela crise econômica. Já em “Titanic” um grupo de pessoas uniformizadas aparece acenando para um passageiro que era amigo do Exército de Salvação (William Stead), e que embarcou na trágica viagem.

Em “39 Degraus” um dos personagens do filme se depara com uma banda do Exército de Salvação enquanto foge da polícia, da mesma forma que o personagem Phileas Fogg em “Volta ao Mundo em 80 Dias” encontra membros do Exército de Salvação uniformizados quando retorna para Londres.

O comediante Rowan Atkinson (Mr. Bean) já dedicou um de seus programas ao Exército de Salvação. No episódio “Merry Christmas Mr Bean”, o comediante encontra uma banda da instituição na Inglaterra, e resolve reger o grupo enquanto eles pedem donativos na época de Natal. O programa é muito engraçado e pode ser visto nesse link.

E você, se lembra de algum destes filmes?

Uma lista com todos os filmes em que o Exército de Salvação aparece pode ser vista aqui (em inglês) .

O Exército de Salvação foi fundado em 1865 na Inglaterra, e está presente atualmente em mais de 120 países. No Brasil atua desde 1922 com programas nas áreas de educação, saúde, atendimento social, capacitação profissional, apoio ao idoso, entre outros.